Ensaio Pessoal

Mariana Ribeiro - ensaio pessoal

Toda mulher tem medo de chegar aos 30 anos, vem aquela famosa "crise" que tantos falam.
Nunca acreditei muito nisso, na verdade nunca pensei direito nessas coisas. Mas o que não imaginava é que quando fizesse 20, entraria em crise.
Irônico e meio bobo, uma mulher madura diria que ainda tenho muito o que viver, concordaria, claro, porque de fato é a verdade.
Mas a vida vire e mexe te surpreende, mudanças acontecem e você se vê obrigado a sair da sua zona de conforto, o destino te joga em um lugar diferente, em uma faculdade diferente, com novas pessoas, novas ideias, novas oportunidades.
Você pensa "Meu Deus, o que que está acontecendo?".
A verdade é que a vida te obriga a crescer muito rápido, aos 15 você sofre porque está entrando no ensino médio, aos 18 você sofre com a pressão do vestibular e a decisão que vai "definir" a sua vida para sempre: qual graduação cursar.
E depois de finalmente conseguir entrar na faculdade, sua vida se resume a preencher uma porcaria chamada Currículo Lattes.
Aos 20 você está na metade da graduação e começam as crises de "será que estou no lugar certo, que fiz a escolha certa?".
Sabe o que aprendi? Que não adianta ficar se perguntando, as "crises" são os momentos que estamos mudando. O velho Raul já não dizia? Somos uma metamorfose ambulante.
Aprendi a permitir, a compreender que estarei me redescobrindo a cada dia que passa, que fazer planos é importante, mas também é preciso entender que eles mudam, os sonhos mudam, os objetivos de agora talvez não serão os de amanhã.
E quer saber? TUDO BEM.  Sem pânico, sem estresse, sem grandes dilemas.
Olhe para fora, saia da sua zona de conforto, para e pensa só um pouquinho: o mundo é grande demais, é cheio de possibilidades, tem muito lá fora que você ainda pode conhecer.
O mais legal da vida é isso, mudar constantemente, poder viver várias versões de um único eu.
Não se prenda a planos, pense no futuro, mas não demais, sem neuras. Apenas viva e faça isso com intensidade, afinal nunca saberemos quando vai ser a última vez.