Projetos pessoais

Congadeiros

O apito do capitão, o som do batuque dos caxambus, pandeiros, marimbas e canzás se misturam aos cantos, ao tom do cavaco e a nota da sanfona. As cores das fitas se entrelaçam, o estandarte anuncia o rei e a rainha, as congadas chegaram à festa começou!

A congada ou congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, festejo popular onde se mescla música, dança e elementos religiosos, recriando a coroação do rei do Congo, onde os Santos negros: Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Benedito e também Nossa Senhora Aparecida são homenageados.

A festa de São Benedito, que em Aparecida-SP acontece há 108 anos, é o maior encontro de Congadas do Brasil. O grande evento é organizado durante todo o ano que o antecede pela comunidade, em cada detalhe se vê o capricho para comemorar e homenagear o seu Santo Padroeiro.

A chegada das Congadas e moçambiques é sempre uma grande celebração, mostrando a história e a devoção de um povo em que a fé ultrapassa gerações e dificuldades, e mantém sua cultura e tradição para tornar essa festa sempre linda e inesquecível.

Fica aqui minha humilde homenagem a esse povo tão encantador que há 11 anos tenho o prazer de acompanhar.

Viva o Glorioso São Benedito!!!